Notícias
Dia da Bandeira: 19 de novembro

Dia da Bandeira: 19 de novembro

O Dia da Bandeira Nacional, 19 de novembro, comemora a data em que foi oficializado o desenho da nova bandeira do Brasil após a Proclamação da República. O Dia da Bandeira não é feriado.

A escolha de uma nova bandeira para representar o país simbolizava o momento histórico, as conquistas e a forma de governo da nova república federativa.

Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil se constitui de um retângulo verde, no qual está sobreposto um losango amarelo e um círculo azul. Nele consta uma faixa branca com o lema positivista “Ordem e Progresso”.

No círculo azul estão 27 estrelas, que representam os 26 estados e o Distrito Federal. Sua disposição na Bandeira do país corresponde ao desenho da constelação Cruzeiro do Sul na cidade do Rio de Janeiro na manhã do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

A atual bandeira do Brasil foi oficializada através do Decreto n.º 4, de 19 de novembro de 1889.

Num primeiro momento, a bandeira do Brasil republicano era uma versão da bandeira dos Estados Unidos nas cores verde e amarelo. Mas, o modelo não agradou à maioria dos políticos, que assim buscaram inspiração na Bandeira Imperial que havia sido feita por Jean-Baptiste Debret.

A bandeira republicana foi criada por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e por Miguel de Lemos (1854-1917), e executada pelo pintor Décio Vilares (1851-1931).