Notícias
CRLV-e – Entenda as mudanças do licenciamento anual.

CRLV-e – Entenda as mudanças do licenciamento anual.

O que é o CRLV-e?

O CRLV-e ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico é o documento que demonstra que o automotor está apto para circular. Todos os anos, o Detran-MG define a data do início de exigência doCRLV.

Quando começou a ser exigido?

No ano passado, em razão da pandemia, o calendário de exigência foi modificado. Então, até o dia 31 de janeiro de 2021, todos os veículos registrados em Minas Gerais podiam circular com o documento de 2019.
O CRLV referente ao ano-exercício 2020 passou a ser exigível como documento obrigatório, a partir de 1º de fevereiro de 2021, para veículos com finais de placa 1,2,3,4 e 5.
A partir de 1º de março de 2021, o CRLV 2020 passou a ser exigido para veículos com finais de placa 6, 7, 8, 9 e 0.

Quem ainda não tem o CRLV 2020, o que precisa fazer?

É necessário verificar a situação do veículo e, se houver débitos, regularizar a situação para que possa circular com o automotor.
As guias para pagamento do IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas estão disponíveis no site do Detran-MG.
É importante lembrar que, apesar de não haver cobrança do DPVAT 2021, o seguro obrigatório de 2020 deve ser quitado.

Depois do pagamento das taxas, o proprietário receberá o documento em casa?

Não. O CRLV será emitido apenas na versão digital, que tem a mesma validade jurídica do antigo documento em papel moeda. O documento
pode ser acessado por meio do aplicativo “CDT”. Se preferir, o cidadão poderá imprimir o CRLV em papel comum, no formato A4, pelo site
www.detran.mg.gov.br, na aba “veículos”.
A validação do CRLV-e se dá por meio da leitura do QR Code inserido no documento.

Qual é o aplicativo oficial para acessar o CRLV-e?

O aplicativo oficial do governo brasileiro, disponível para aparelhos Android e iOS, é o Carteira Digital de Trânsito (CDT). Não use outros aplicativos, pois podem roubar seus dados particulares.

Como baixar o CRLV-e?

Após a quitação dos débitos, a emissão estará disponível totalmente on-line no aplicativoCDT, no site do Detran-MG e no Portal de Serviços do Denatran. Não é necessário que o motorista compareça a uma unidade do Detran para obter o documento digital.

E se eu não tiver um smartphone e quiser apenas o documento impresso?

O aplicativo CDT está disponível para os proprietários de veículos que querem o documento no aparelho celular ou tablet. Desde agosto de 2020, o CRLV pode ser impresso no site do Detran-MG. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR Code.
Caso o proprietário não possua acesso à internet, ele poderá solicitar a impressão do documento na Delegacia de Trânsito do município em que reside.

Como imprimir o CRLV pelo site do Detran-MG?

A impressão do CRLV pode ser feita diretamente no site www.detran.mg.gov.br, na aba “veículos”. Para acessar o documento, basta informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. O documento poderá ser impresso quantas vezes necessário.

Posso cadastrar mais de um CRLV no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito?

Sim. Se você dirige mais de um carro, é possível adicionar dois ou mais documentos em sua conta no aplicativo.

Posso compartilhar o documento se mais de uma pessoa utilizar o veículo?

Sim, at ravés do aplicativo CDT é possível compartilhar o CRLV-e com até cinco outros motoristas que também tenham o aplicativo.

Consigo acessar o documento no meu celular, pelo aplicativo, se eu estiver sem internet?

Sim. O aplicativo CDT permite que o usuário acesse o documento do carro mesmo se você for parado em uma blitz e estiver sem internet em seu celular. O aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, o que garante a autenticidade do documento.

E se o proprietário do veículo perder ou tiver o celular roubado/furtado?

A Carteira Digital de Trânsito é protegida por uma chave de acesso e os dados estão criptografados. Ainda assim, é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do Denatran, forçando, dessa forma, a remoção dos documentos digitais do dispositivo roubado.

Quando o CRLV referente a 2021 será exigido?

Não há data definida, por enquanto. Em momento oportuno, o DetranMG publicará o calendário de exigência do documento, respeitando os limites fixados na Resolução nº 110/2000 do Contran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *