Notícias
Letícia Gamboge a nova chefe da Polícia Civil em Minas Gerais

Letícia Gamboge a nova chefe da Polícia Civil em Minas Gerais

O governo Zema anunciou nesta quarta-feira (5/4) a escolha da delegada Letícia Gamboge como a nova chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Antes de assumir o novo posto, a delegada chefiava o Departamento  de Investigação de Homicídio e Proteção à Pessoa.

Na nota, o governo destaca a trajetória profissional da nova delegada geral. “Letícia ocupou cargos estratégicos como a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da PCMG e a coordenação do Projeto Mediar, de mediação de conflitos da Polícia Civil”. 

Na PCMG desde 1997, a delegada é formada em Direito pela UFMG, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. Além disso,  é professora da Academia de Polícia Civil  desde 2001.

Entenda

O ex-chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Joaquim Silva, deixou o cargo em fevereiro. Ele estava há dois anos na chefia da instituição, cargo que assumiu indicado por Zema em fevereiro de 2021.

Integrantes de sindicatos afirmam, reservadamente, que a relação de Joaquim Silva com os policiais civis estava desgastada. Eles citam como principal motivo o projeto de lei proposto pelo governo Zema que reestrutura as carreiras da Polícia Civil e cria a carreira de inspetor de polícia a partir da fusão dos cargos de investigador e escrivão.

Fonte: O Tempo